sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Crónica de Tilburg

Num frio de -5 graus lá fora, desperto cerca das 7 da manha... ligo a euronews, já farto de assistir na noite anterior a emissao da BBC (daqui escrevo, daí a falta de alguma acentuacao)... primeira notícia: o facto de o PM de Portugal estar a ser objecto de suspeitas num caso de corrupcao... desligo. Pequeno almoco, viagem até a Universidade para uma reuniao - conferencia de peritos sobre "prisao preventiva na europa"... abordagem de um dos respeitaveis colegas: entao que tal em Portugal? A situacao está estável? O V/ Governo demite-se? Penso mudo: Deus nos livre! No meio desta tormenta a despesa era incomportável... além de que... serviria para que? E a quem? a Portugal nem pensar...; decido responder: "obviamente nao se demite"! O meu interlocutor nao entende a graca histórica, mas questiona: Ai nao? Claro que nao... Ao menos há que esperar, num processo penal justo, que é o que todos desejamos, por uma acusacao... "indizzi suficenti", lembra-se? Além disso houve outros políticos cimeiros europeus em situacao similar... e nada aconteceu.
Mas a natureza da questao nao me saíu da cabeca durante todo o dia... seria jurídica? Seria uma blague entre amigos? Seria uma provocacao?
Já ao serao lembro-me intimamente de outro fortíssimo argumento que me acalmou o espírito comezinho, mas criativo, de lusitano: para despachos de arquivamento nao ha prazos mínimos de inquérito na lei... pode ser imediato!
Até Lisboa!

1 comentário:

  1. Hotéis, um dos dois locais onde ainda vejo televisão (o outro é a passadeira do ginásio). Blague? Blog? Sócrates ou a grande questão política e jurídica nos países do Club Med: ópera bufa ou commedia dell'arte?
    Legalize hemlock

    ResponderEliminar