terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A ratio do Título...
Cesti dividiu a ópera em duas classes: a ópera séria e a ópera bufa. A ópera bufa deve distinguir-se da ópera cómica, produzida mais tarde que a ópera bufa, especialmente em França, na qual o diálogo é falado. Na ópera bufa a acção não é necessariamente cómica, como podemos ver exemplos em "Les Deux Journées", "Carmen", etc. Ser “bufa” não é sinónimo de cómico… mas de burlesco! Por vezes de grotesco… de non sense, dir-se-ia hoje!
A ópera bufa tem, por isso um carácter ligeiro e… burlesco. Mantém o drama, como convém, mas frequentemente é vulgar e comum, podendo mesmo ser brejeira ou ordinária.
A curiosidade é que o diálogo entre personagens se mantém por meio de recitativos, problema resolvido com a introdução de árias, duetos e corais. Nestas óperas sempre havia seis personagens; três de cada sexo, todos amantes... só por isso se pode ver o quão adequado é o título deste blogue por relação com o seu objecto!

3 comentários:

  1. e agora senti-me um ignorante!

    confesso que não percebo nada d'opera

    :/

    ResponderEliminar
  2. Ahhhhhhhhh!
    Andavam todos enrolados!

    Agora já me cheira a politica!

    E não tens nada a dizer-nos sobre a abertura do ano judicial? Afinal quando começa a má língua?

    ResponderEliminar
  3. buffa?????
    voces sao marotos!! Andam se aí a cagar a dizer que mandao buffas??
    oh menos falem portugues de portugal: o cesti cagou se e pronto toda a gente se caga eu cago me minuto a minuto e é cada um uiui mas nao é disso que tamos a falar portanto Cesti continua te a cagar que fazes tu muito bem e cá vai um para ti ........................................ ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh soube tao bem Cesti eu guardo te um bocadinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

    ResponderEliminar