quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oh Portugal, Portugal...

"Oh! Portugal, Portugal, porque te quero tanto?"... assim se iniciava uma canção espanhola da década de 40... Motivos existiam para isso! Em Espanha viviam-se todos os horrores que a história registou, e em Portugal resistia-se, e bem, a entrar numa Guerra devastadora! O que se poupou em vidas humanas, não ceifadas pela metralha bélica, foi apenas um "lucro" que pagámos bem caro, com a manutenção do atraso, do atavismo, do preconceito, das certezas absolutas, das verdades oficiais... e da mentira privada.
É o país das públicas virtudes. É o país em que a culpa morre solteira porque as uniões de facto são muito mais cómodas, e sempre existiram, mesmo sem enquadramento legal.
É o país que em 1910 discutia se seria admissível a existência de casamento civil, posto que um sacramento não podia ser "estatizado" pelo poder político. É o país em que os processos judiciais relativos ao Regicídio de D. Carlos e D. Luís Filipe, de Sidónio Pais, de Humberto Delgado e de Sá Carneiro ou desapareceram totalmente (fisicamente), ou nunca encontraram um fim (ou pelo menos um fim decente)...
Oh! Espanha, Espanha! Porque nos querias tanto? A nós, que nem amor próprio conseguimos ter!

3 comentários:

  1. "É o país que em 1910 discutia se seria admissível a existência de casamento civil, posto que um sacramento não podia ser "estatizado" pelo poder político."

    E não acha que devia ser assim mesmo?
    Às questões legais decorrentes da vida em comum de duas pessoas (ou mais), não bastaria (ou não deveria bastar) a lei comum?
    O que é que o Estado tem a de se meter na regulamentação dos "afectos" como soe dizer-se hoje em dia?
    .

    ResponderEliminar
  2. Bem no caso do Sá Carneiro, o irmão do "empata-mor do reino" parece que conseguiu levar o caso ao Tribunal Europeu.
    Veremos se do resultado dessa diligência, eu passo de Eurocéptico a “Eurocalmo” ou a Eurofóbico.

    ResponderEliminar
  3. Eurocéptico, Eurocalmo e Eurofóbico! Achei fenomenal a trilogia! :) obrigado pelo comentário! Concordo plenamente

    ResponderEliminar