quinta-feira, 23 de abril de 2009

Formação e deformação

Passámos anos numa Faculdade de Direito... passamos anos a pensar Direito... fomos ensinados por Mestres e Professores o dever ser. Mais do que saber Lei há que pensar com sentido de Justiça. O Direito que aprendemos (pelo menos assim o aprendi e sinto) é muito mais do que Lei... é um sentido de justiça, de recta decisão perante a circunstância, de prudência, sem esquecer os conceitos, obviamente. Daí a sensação de amargura que esta semana senti ao ver que de duas uma: ou me formaram bem, o que não sucedeu a todos; ou me deformaram irremediavelmente!
Não pode, com efeito, "gente" grada do Direito pátrio, Mestres em Direito, docentes universitários, que até ocupam cargos públicos, apresentar-se à comunicação social a dizer alarvidades sem tamanho, erros dogmáticos absurdos, patetices que nem um aluno que nunca estudou uma cadeira diria.
Fico triste, e "desesperançado" (será isto um neologismo ou um simples erro?)... como podem ex-cathedra mostrar e ensinar o que deve ser, mas por conveniências políticas desdizerem tudo o que sabem e em que deviam acreditar, apenas para justificar o injustificável, para protegerem os "amiguismos", para garantirem a sua sobrevivência política à custa do erário público?
É triste... mas sinceramente julgo que neste caso "não sou eu... são eles"!

3 comentários:

  1. Caro PSM,
    Não quero acreditar que seja por burrice. É, isso sim, puro oportunismo.

    ResponderEliminar
  2. É a sociedade deturpada em que vivemos..."Faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço"...onde vamos parar...à desconfiança e ao descrédito da sociedade civil.

    ResponderEliminar
  3. Tem razão J... é assim... mas será que não há ninguém que nos tire disto? não há ninguém que acabe com este estado de coisas? vamos continuar a ser resignados sacos de pancada e bolsas de assalto?

    ResponderEliminar